segunda-feira, 28 de março de 2011

Quando chega o inverno!

O ano tem 4 estações... Primavera, verão, outono e inverno.

Cada estação tem sua beleza singular. Em cada uma delas podemos aprender algo.

Esses dias pensei em como nós passamos por essas estações em nosso mundo interior e às vezes nem percebemos. Descobri que talvez a mais desafiadora de todas elas seria passarmos pelo “nosso inverno”.

Pode parecer que não, mas todos nós passamos pelo inverno em nosso mundo interior.

A primavera é um tempo gostoso onde compartilhamos muito, florescemos no jardim de nossa existência, temos muitas amizades, muitas pessoas ao nosso redor, talvez muitos aplausos, ou tapinhas nas costas.

O verão você sente o calor de tudo que você começou a viver na primavera, calor humano, alegria sem limites e contagiante. É tudo muito gostoso, muito intenso.

Aí chega o outono, tempo de colher, colher o que plantamos, ou ver como está nossa plantação será que há frutos??

As folhas daquele jardim que na primavera florescia com grandes flores de amizades, e sucesso, começam a secar e cair. Seria nos trazendo para a realidade?

Até que o Inverno chega, assim como os ursos que hibernam, nós também acabamos por hibernar nessa fase de nossa vida, no inverno nos recolhemos em nosso mundo interior.

Os dias são mais curtos, parece que não conseguimos produzir como antes, aquelas amizades que há tempos floresciam onde estão agora? Ahh sim!! No chão do outono que passou. E a colheita realizada também no outono onde está? Talvez guardada em algum cômodo vazio de nosso interior, sem sabermos o que fazer com ela.

É no inverno que hibernamos e temos tempo suficiente para fazer algumas escolhas e refletirmos:

-Podemos escolher nos acomodar e deixar o frio do inverno invadir a nossa alma e esfriarmos de vez.

-Ou podemos aprender no inverno o que nas demais estações não tivemos tempo para avaliar.

Na primavera eram muitas flores, muita coisa nova para podermos olhar nosso interior, era tudo muito colorido, parecia perfeito.

No verão estava tudo muito quente, muito agitado, para se pensar no que estávamos fazendo.

Outono, estávamos colhendo (talvez nem sabemos ao certo o que), e vendo as folhas de diversas cores caindo, é aí que podemos pensar:

-Será que terei frutos novamente? Será que tudo que fiz de fato teve a raiz suficiente para que na próxima estação eu não sofra com o frio do inverno? Terei pessoas para me aquecerem? Sustentarem-me?

Aí chega o inverno e tudo que temos é nosso mundo interior nos conduzindo a pensar em tudo que fizemos.

De fato não temos nenhuma flor que nos alegrava na primavera para aquecer nossos dias, nada também de muitas cores.

É tempo de crescer, é tempo de refletir e ver o que de fato tem valor em nossas vidas. Por alguns instantes parece que a nossa oração não toca o coração de Jesus como gostaríamos, parece que nossas lágrimas são a única coisa aquecida que existe em nós.

No inverno é tempo de nos conhecermos, no inverno é tempo de aprendermos a ter intimidade com o Senhor, no inverno é tempo de avaliarmos nossa plantação, e ver se de fato estamos plantando ou apenas desperdiçando sementes.

Podemos no inverno nos decepcionar com nossos resultados e simplesmente pararmos, mas podemos nesse tempo frio, buscar nos aquecer nos braços daquele que sempre tem o consolo, e a direção certa para seguirmos em dias frios e solitários.

Não importa se hoje você se sente vivendo o inverno em sua vida, não importa se seu inverno tem durado mais tempo que uma estação, você só precisa ter a certeza de que o Senhor Jesus está ao seu lado no seu inverno, disposto a lhe aquecer e mostrar a direção correta para as próximas estações. O inverno nada mais é que o tempo de crescimento e decisões para nós que um dia ou outro passamos por ele. Lembre-se o Senhor fala com cada um de maneiras diferentes e não importa onde você está mas como você está para que ele fale com você!

Que o Senhor Jesus nos dê sempre o discernimento necessário!

Lú...Souza

Um comentário:

  1. Que mensagem linda! Realmente no nosso interior vivemos todos estas estações, más acredito que a mais difícil é superar o inverno, somente com a ajuda de Deus. Com certeza muitos de nós estamos vivendo este inverno esperando a direção de Deus para seguir.
    Obrigada por esta mensagem.
    Ivonete

    ResponderExcluir

Obrigada por interagir conosco, sua participação é muito importante porque este espaço é todo nosso!