domingo, 20 de novembro de 2011

A mulher Cananéia

(Mt 15:24-25) - E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. – Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!

A mulher Cananéia ao procurar Jesus, teve uma resposta desagradável que não gostaria de ter ouvido. Porém em nada abalou a sua fé. Pelo contrario a fez mais autentica e levou ela a ir o mais profundo possível na busca da solução de sua causa. Ela utilizou a melhor maneira de agradar a Deus. Buscou a Deus pela adoração de forma completa e total. O momento em que a mulher surgiu adorando ao Senhor Jesus na presença de todos foi uma cena inusitada. Quem olhava para a mulher ajoelhada aos pés de Jesus, podia ver que ali estava uma pessoa estranha prostrada buscando a Deus. Cena esta que era de causar admiração, pois que nem o povo da promessa fizeram.
Jesus ao responder a mulher de que tinha sido enviado somente às ovelhas perdidas de Israel; a mulher teve aquela resposta da boca de Jesus como um não. E isto não era bom para uma pessoa como ela que supostamente já vinha sofrendo por problemas vários, como: rejeição, possessão, e quem sabe problemas financeiros, doenças, e abandono da família, e por ultimo morar em uma terra estranha; visto que ela era uma mulher grega residente na região de Ciro e de Sidom.
 
A vida da mulher Cananéia não estava em um bom momento. Só que ela deu a volta por cima.
A prova dela foi realmente uma prova de fogo. Mas ela perseverou no momento da prova e da dor, que na realidade para lógica humana era sem duvida alguma, um momento que não inspirava certeza diante da resposta de Jesus. Só que ela continuou no pedido de socorro associado à adoração, que foi para ela a melhor maneira gentil de fazer com que o Senhor Jesus lhe atendesse.
E pergunto a mim e a você; se caso fosse nós que estivessemos na posição e na situação da mulher Cananéia o que fariamos? Continuava, ou parava de buscar, ou iria embora?

A mulher desmanchou sua alma em clamor e mergulhou em uma oração profunda e sem precedente que abalou os corações dos mais endurecidos; e imaginem o de Jesus ( Mt 15:23) Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
A palavra de Deus nos informa sobre as mais diversas maneiras de se dirigir a Deus pela oração. Como rogos, intercesseções, em adoração, suplicas, ações de graça e o clamor, que é aquela oração feita na intensa prova em que o homem chega o momento de olhar para todos os lados e não vê outra saída senão fazer um clamor a Deus pela oração. Às vezes esta oração aumenta em sua intensidade de tal maneira que chega a um sentimento mais profundo da alma e do coração humano. Ou seja, a pessoa fica em um estado de aflição quando ora. E nestas alturas, a pessoa não sabe nem ao certo o que dizer na presença de Deus.
Recebendo um não de Deus aos nossos pedidos. Você já orou e teve como resposta um não de Deus?

O silencio de Jesus para com a mulher a principio os rogos e os pedidos dela  parecia não ser o suficiente em que ela fosse atendida, pois sua oração não surtia efeito suficiente aos ouvidos do mestre, que silenciou aos seus piedosos pedidos de misericórdia e compaixão. Parecia que Jesus estava alheio ao sofrimento daquela alma tão carente da misericórdia. O que acontece é que Deus sabe trabalhar, de forma muito inteligente, que vai além de nossa imaginação e de nossos limites. E aí, o que fazer diante do silencio de Deus? Que às vezes até se prolongam? O silencio de Deus nos apavora. E nos deixa impacientes e preocupados, ficamos com uma sensação de que entramos em um beco sem saída e em um túnel sem fim e onde não se vê sequer um sinal de uma luz. Nestas horas pensamos que foi o nosso fim. Porém tudo isto não é o nosso fim que achamos ser; Deus trabalha a nosso favor dentro de seu silencio é só aguardar o momento e a hora em que agirá com livramento aos que lhe clama, glória a Deus.
 
A resposta de Jesus supostamente era cruel à mulher cananéia
O clamor desta mulher  ao Senhor Jesus como já disse, era de cortar coração. Mais a nosso ver o pior veio com o não de Jesus, dizendo que as ovelhas da casa de Israel era sua prioridade salvá-las. Para a mulher cananeia não era nada fácil ouvir da boca de Jesus a tal resposta.

Acontece que muitas vezes as nossas orações são respondidas e vezes rejeitadas. É porque ela não está enquadrada no padrão divino e nem está em sintonia com a palavra de Deus. E estas orações que são rejeitadas tem, as suas mais variadas causas que fazem com que elas não sejam respondidas.
(Mat 15:26) E, porém respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.

 E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores v. 27. Aqui vemos o  respeito e o temor manifestado pela mulher cananeia ao Senhor Jesus e foi o reconhecimento dela de que Jesus é o salvador.
 Se há uma coisa que admiro nesta mulher é de como ela se comportou e se apresentou a Jesus diante se sua resposta. Então ela disse (SIM SENHOR) que coisa mais linda; uma estrangeira considerando Jesus o filho de Deus como Senhor.
Todo o tratamento dado ao Senhor Jesus pela a mulher cananeia foi o que  levou à vitória em sua petição por reconhecer que Jesus é realmente o mestre e Senhor, salvador, digno de todo respeito, honra, glória e adoração. (Mat. 15:28) Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher grande é a tua fé: seja isso feito para contigo como tu desejas. Ô aleluia!

Vamos aprender com a mulher cananéia a humilhar debaixo das potentes mãos do Senhor Jesus, pois assim alcançaremos a nossa vitória.  AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por interagir conosco, sua participação é muito importante porque este espaço é todo nosso!