Em algum ponto da vida podemos sentir nosso mundo ser violentamente abalado. Experiências traumáticas, como a moléstia devastadora, um acidente debilitante, o abandono do cônjuge, a morte de um ente querido, a violência criminosa, a ruína financeira ou um desastre natural, podem ocorrer de maneira inteiramente súbita. Como é possível preparar-se para permanecer firme em meio a circunstâncias que chegam sem avisar?
As circunstâncias não precisam ser catastróficas para serem opressivas. Algumas pessoas consideram o falar em público uma experiência amedrontadora. Elas prefeririam enfrentar um terremoto.
Para outras, confrontar um indivíduo difícil, fazer um telefonema temido ou enfrentar o desafio diário de um distúrbio alimentar ou um vício são desafios de importância fundamental. Muitas pessoas acham difícil criar filhos, lidar com as responsabilidades da vida ou com um adolescente obstinado.
Algumas vezes o acúmulo de uma porção de coisinhas - que tomadas de modo isolado são relativamente inofensivas - torna-se algo maior do que podemos aguentar. Coisas como estresse no trabalho, pressão na escola, situações sociais desconfortáveis ou qualquer outra que envolva expectativas às quais nos sentimos incapazes de corresponder podem encher-nos de insuportável ansiedade. Independentemente do que for, o segredo para vencer esse tipo de circunstâncias opressivas é andar passo a passo com Deus. Quando firmamos nossa âncora no Senhor, não somos carregadas pelas tempestades que ameaçam engolir-nos.
Pessoas piedosas em toda a Biblia e outras que não tenham perdido contato com a realidade atravessaram períodos difíceis e assustadores. Ter medo, porém, não significa que Deus não está com você, que você está em desacordo com a vontade dele ou que você é fraca espiritualmente.
Se o medo vier a envolvê-la sem razão aparente, peça a Deus que lhe mostre sua origem e seu significado. Talvez seja um aviso do Senhor para que você ore.
Qualquer sinal de medo deveria ser sempre um chamado à oração. No momento em que sentir temor, aproxime-se imediatamente de Deus. Sinta sua presença e direção, permitindo que o amor dele impregne plenamente as circunstâncias. O perfeito amor lança fora todo o medo, mas agradeça a Deus por não ser o nosso amor que tenha de ser perfeito. Só o amor dele. Quanto mais nos achegamos a Deus, mais experimentamos de seu perfeito amor e menos medo sentimos.
Quando sua vida é abalada, quando as circunstâncias são tão esmagadoras que você se sente como uma formiga diante do monte Everest, levante os olhos para Deus e veja seu tremendo poder. Coloque-se diante da montanha e diga: "Declaro solo sagrado este lugar onde me acho. Convido-te, Senhor, a reinares nesta situação, pois és maior que qualquer coisa que eu esteja enfrentando". Sinta a presença dele com você para dar-lhe paz. Na escuridão de suas circunstâncias terríveis, incline-se para ele e saiba que a mão poderosa do Senhor pode alcançar a sua mais rápido que a velocidade da luz.
Grupo Dorcas Interativas
Ivonete