quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Começo...



Sempre no início de cada ano paramos para fazer uma retrospectiva da nossa vida e lembramos de coisas de quando eramos criança. Me lembro que no quintal de casa havia muitos pés de laranja, mexerica e manga, sempre reuníamos as crianças no período da tarde para saborearmos as delícias daqueles frutos, quando pegava uma mexerica para descascar, corria para meu pai e pedia: – “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, ele sempre acabava descascando toda a fruta pra mim. Mas, outras vezes, eu mesma tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

O tempo passou, tenho grandes lembranças  desta fase da minha infância, pelo menos tiro de tudo isto uma grande lição, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas “mexericas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de ver filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas mexericas transformam-se em enormes abacaxis…..
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendida por meu pai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a deliciosa fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus o meu Senhor e Salvador que sempre está ao nosso lado. Aprendi que,  Deus é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma mexerica para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo pra mim?
Quando criança, somos ensinados a falar o que pretendemos antes de agir, seja para pedir autorização aos nossos pais ou apenas para documentar a nossa pretensão. Aprendemos nas brincadeiras que não se pode dar inicio a uma disputa sem antes dizer um-dois-três e já. Em resumo, somos programados para não tomar atitudes antes de obter o respaldo de terceiros ou do próprio sistema que muitas vezes nos obriga a esperar pela hora de agir.

E Deus tem a hora certa de agir em nossas vidas e se há alguma coisa para começar, não conece sem antes pedir a Deus que "começa o começo", assim será mais fácil pra continuar.
Deus está nos seus projetos , nos seus sonhos deste ano? Então pede a Ele que "começa o começo" pra você.

Com amor e carinho!


itcm

Um comentário:

  1. Rsrsrs,que legal Ivonete, muito interessante essa sua postagem, como é bom né ? algumas recordações da infância principalmente quando elas nos trazem lições para toda a vida e que nós possamos realmente começar esse ano depositando toda nossa confiança no nosso Pai Celestial pois ele é fiel e bom o tempo todo ...
    Abraços !!
    Erica Iris

    ResponderExcluir

Obrigada por interagir conosco, sua participação é muito importante porque este espaço é todo nosso!